Edital - Outros Brasis de Ficção a Vapor - Confira as regras e vamos escrever!!! (Atualizado em 04/09/2021)

 


EDITAL

 

CONVOCAÇÃO PARA ANTOLOGIA

 

“Outros Brasis de Ficção a Vapor”

 

Editora Caligo

 

ANO 2021

 

Organizador: Davenir Viganon

 

 

1.      OBJETIVOS

 

1.1 – Estimular a escrita, apoiando a publicação de trabalhos nacionais inéditos, no sub-gênero de ficção científica denominado steampunk.

 

1.2 – Selecionar contos, escritos por autores e autoras, para compor a Antologia “Outros Brasis de Ficção a Vapor”, a ser publicada em edição física e em ebook.

 

2.      PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

2.1 – Podem se inscrever autores e autoras falantes da língua portuguesa.

 

2.2 – Serão aceitos trabalhos inéditos, isso é, ainda não publicados, bem como trabalhos publicados em meio eletrônico (sites, blogs, fóruns, entre outros) desde que modificados em pelo menos 50% da publicação já existente.  Trabalhos publicados em papel (jornais, revistas etc.) cuja edição esteja esgotada poderão ser enviados, desde que se adequem às exigências expostas no presente edital.

 

2.3 – Apenas serão aceitos trabalhos de inteira autoria da pessoa inscrita. Traduções, adaptações ou fan fictions não serão aceitos.

 

2.4 – Cada autor/autora poderá se inscrever com o número máximo de 2 (dois) trabalhos. No entanto, só será escolhido um trabalho por autor/autora selecionado (a).

 

2.5 – Serão aceitos apenas trabalhos no estilo literário CONTO.

 

2.6 – Apenas serão analisados os contos que se adequarem à temática proposta neste edital.

 

2.7 – Menores de 18 anos que queiram se inscrever devem apresentar autorização dos pais no momento de assinatura do contrato, caso a obra seja selecionada.

 

2.8 – Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail da editora para realização da triagem inicial.

 

2.9 – O e-mail para envio é editoracaligo@gmail.com.

 

2.10 – Colocar no assunto da mensagem o título da antologia: “Outros Brasis de Ficção a Vapor”. Se o autor/a autora for enviar 02 (dois) textos, deverá colocá-los  na mesma mensagem, utilizando o mesmo pseudônimo para ambos. O prazo para envio começa no dia 02/08/2021 e termina no dia 1°/10/2021. Não serão aceitos quaisquer trabalhos enviados fora deste prazo. A editora informará em suas redes sociais os selecionados, a qualquer momento a partir do dia 02/10/2021.

 

2.11 – Os contos deverão ter entre 15.000 e 25.000 caracteres, incluindo-se os espaços. Os textos que estiverem fora do limite, porém, não serão automaticamente descartados, desde que apresentem qualidade literária e se enquadrem na temática proposta da antologia. Os contos que forem escritos fora do limite estipulado, porém, serão analisados somente se o número de selecionados ainda for insuficiente para compor a antologia.

 

2.12 -  O nome do arquivo deve ser composto pelo título do conto e o pseudônimo do autor. O título e o pseudônimo devem ser escritos também no corpo do e-mail.

 

2.13 – Para estar inscrito, o arquivo do conto deve conter a seguinte formatação:

 

a)      Estar em arquivo formato .DOCX ou compatível;

b)      Ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12;

c)      Utilizar espaçamento de 1,5;

d)      O layout da página em tamanho A4, todas as margens com 3 cm;

e)      Na página inicial, escrever o título do conto e o pseudônimo;

f)       Não devem ser utilizadas ilustrações, nem mesmo com a justificativa de complementação do texto;

g)      O nome verdadeiro do autor/da autora NÃO deve constar, em momento algum, no arquivo do conto, sob pena de ser desconsiderado, SEM AVISO PRÉVIO.

 

 

3.      PROCESSO DE SELEÇÃO

 

3.1 – Não caberão recursos de qualquer tipo com relação à decisão da editora quanto aos contos aprovados.

 

3.2 – Serão selecionados até 6 (seis) contos para participarem da antologia, juntamente com os trabalhos de autores e autoras convidados.

 

3.3 – Os selecionados serão informados via e-mail e também divulgados nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no site da Editora, http://caligopublica.com, em post específico.

 

3.4 – Após o recebimento do e-mail de confirmação, os autores/as autoras selecionados/selecionadas receberão seus textos com comentários da equipe organizadora da antologia. Ao receberem o email de confirmação, autores e autoras comprometem-se a ler os mencionados comentários e levá-los em consideração. Fica a cargo de autores e autoras selecionados se as modificações serão feitas ou não.

 

 3.5 – Haverá prazos para reconstrução e reenvio do texto, não sendo prorrogável e autores e autoras que não enviarem seu texto até a data acordada, implicitamente, abrem mão de seu direito de serem publicados, podendo a equipe organizadora da Caligo selecionar outro conto para sua substituição, caso seja necessário.

 

 

4.      TEMA

 

4.1 – O enredo deve então ser escrito de acordo com o sub-gênero de ficção científica STEAMPUNK. Nas palavras do organizador:

 

A Caligo Editora busca os mais intrépidos autores que produzam novas peças para sua próxima invenção: uma antologia que mova suas engrenagens pelo subgênero steampunk, para contar histórias de outros brasis movidos a vapor. Usem toda a engenhosidade que a Ficção Científica nos deixa a mão e, se forem audazes o suficiente, adicionem elementos de Fantasia e/ou Terror. Tragam suas histórias de aventura, crime, mistério pavorosos, tanto de ordem natural quanto sobrenatural. Não se esqueçam da atitude dos punks, de suas raízes brasileiras e, claro, espalhe fumaça por tudo e embarquem na próxima antologia do Selo Outros Brasis de Ficção Fantástica.

 

4.2 – O conto deve ter algum elemento que remeta ao Brasil (lugar onde se passa a ação, personagem brasileiro etc.). Ou seja, de alguma forma, o Brasil deve estar presente no enredo.

 

5.      PUBLICAÇÃO

 

5.1 – A obra tem previsão de publicação até o mês de janeiro de 2022. Até lá a editora se responsabilizará pela revisão de todos os contos após as adequações realizadas pelos autores e autoras selecionados, por toda a parte gráfica (capa e diagramação), registro de ISBN, ficha catalográfica e pelos custos de impressão e distribuição.

 

5.2 – A título de direitos autorais, cada autor/autora participante receberá 01 (um) exemplar a cada impressão de 100 exemplares, considerando-se que o valor desse exemplar será superior aos 10% do preço de capa, divididos pelo número de participantes. Os autores e autoras participantes da antologia também terão descontos, caso queiram adquirir mais exemplares da obra, ou qualquer outro título do disponível no catálogo da editora, em estoque.

 

5.3 – Desde agora fica compreendido que os autores e autoras participantes não terão custo algum proveniente de sua participação na antologia.

 

5.4 – O conto selecionado deverá ser exclusivo das edições da Caligo Editora por um período de 12 meses, a partir da data do lançamento da obra. Após esse período, os autores e autoras participantes poderão publicar em quaisquer outros meios, físicos ou eletrônicos, mesmo que após 12 meses do lançamento a editora faça reimpressões da antologia.

 

6.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao submeter seu trabalho por e-mail, tenha o cuidado de manter seu endereço eletrônico ativo e sempre conferir as mensagens novas, inclusive no spam.

 

Não enviem textos que não estejam de acordo com o exposto no presente edital, com a intenção de fazer a editora “descobrir” seu texto, porque já temos todas as publicações programadas para os próximos 12 (doze meses). Favor não insistir.

 

Boas escritas!




Acesse o edital em PDF







Comentários