Coluna Asas #22 - 7 Dicas (para iniciantes) de como escrever (melhor) - (Priscila Pereira)

 


Bem, você deve estar se perguntando quem sou eu para querer dar dicas de como escrever, e você está certo. Quem sou eu? Ninguém. Ou melhor, sou uma mineirinha que é esposa e mãe em tempo integral e que escreve de vez em quando, e tenho sim, algumas dicas para quem está começando nessa estrada longa, árdua e muito  gratificante, não financeiramente, é claro. 

Então, vamos começar com uma dica óbvia, mas que está em falta, principalmente para os jovens pretensos escritores.

1- Leia muito! 

Leia de tudo. Romances, novelas, contos, poesia, peças teatrais, mangás, quadrinhos. Em todos os gêneros, românticos, terror, fantasia, ficção científica, triller, suspense, drama, cotidiano. Literalmente tudo. Isso irá expandir seus horizontes e servirá de estudo de como escrever bem.

2 - Escreva! 

Outra coisa lógica, mas que muitos escritores iniciantes não valorizam como deveriam. Escreva qualquer coisa, mas escreva! É claro que esses exercícios não servirão para nada além de treinamento e aperfeiçoamento, mas são muito importantes. Se esperar uma ideia genial ou uma técnica excelente, nunca vai escrever nada. Tanto as ideias como a técnica são desenvolvidas a partir da prática constante. 

3 - Estude! 

Existem vários materiais, aulas online, publicações, dicas, de tudo quanto é assunto relacionado à escrita, tudo acessível na grande rede, então não existe desculpas para não estudar. 

4 - Revise!

Ler e reler o que escrevemos é de extrema necessidade. Guarde por alguns dias e deixe a história sair de sua cabeça, depois releia com calma, de preferência em voz alta, pausadamente. Procure erros de digitação, concordância, tempo verbal, furos na história, ritmo, gramática. Corrija o que estiver errado. Depois tente, frase por frase, lapidar o texto, deixar mais refinado, mais profundo, com uma estética melhor. Nenhum texto sai pronto de primeira, uma boa revisão é a diferença de um texto mediano para um excelente.

5 - Mostre! 

Chega uma hora em que para se considerar um escritor é preciso ter leitores.  Comece pelas pessoas que te amam, elas vão te incentivar e dar uma infladinha no seu ego, mas se quiser realmente crescer como escritor, mostre os seus escritos  para estranhos. Sim, muitas vezes eles acabarão com a sua vontade de continuar, mas as críticas, quando construtivas e embasadas, são verdadeiras minas de ouro para aperfeiçoar sua escrita. Saber o que desconhecidos acham de seus textos é um teste de fogo que marcará início da sua jornada como escritor.

6 - Aceite as críticas! 

Ou você engole o orgulho ferido e a raiva e admite que pode melhorar, e muito, e tenta aprender com as críticas ou pode dar adeus aos seu sonho de escrever. Ninguém nasce pronto, todos erramos no começo e podemos aprender muito com quem sabe mais do que nós, mesmo que essa pessoa pareça arrogante e presunçosa. Delete o que não serve e agarre as correções justas e corretas com unhas e dentes e tente nunca mais cometer o mesmo erro.

7 -  Encontre uma comunidade de escritores!

Não consigo expressar a extrema importância de uma rede de amigos escritores. Compartilhar problemas, soluções, vícios literários, frustrações, ideias, trocar leituras, não tem preço! Ter companheiros das letras, amigos que escrevem, colegas de gosto literário salva a sua sanidade mental. Felizmente, hoje em dia as comunidades e grupos literários existem em abundância nas redes sociais então encontre um em  que você se identifique e se jogue. Você não precisa fazer sua jornada na escrita sozinho, os amigos que fazemos nesse meio são levados para a vida toda.


Espero que essas dicas sejam úteis. Confesso que ainda não as sigo como deveria, sei que é mais fácil falar do que fazer e que tornar essas dicas hábitos leva tempo e precisa de disposição, mas realmente vale a pena quando um texto que você escreve toca os leitores, causa emoção em alguém que você nem conhece. É realmente incrível! Só tenho mais uma coisa para te dizer, querido amigo escritor: boa sorte! 


Comentários

Postar um comentário