Coluna Asas #4 - FC, sim, como não? (Bia Machado)

 

Crédito da imagem: "The eyes of god", Spirit11, site pixabay.com


Aproveitando que estamos finalmente chegando ao período de submissão de contos à avaliação do organizador da antologia "Outros Brasis da Ficção Científica", vamos falar de FC, então. Até hoje de manhã eu realmente não sabia o que escrever para a coluna desta quarta-feira. E durante o dia, dia esse louco preparando coisas e revisando cadernos de atividades para o Conselho de Classe amanhã, e finalmente me lembrando somente agora há pouco de que eu ainda tinha uma coisa pra fazer antes de me desligar do mundo, talvez por isso a súbita vontade de escrever um pouco sobre o assunto. Um súbito atrevimento, também.


Afirmo ser atrevimento porque embora eu assista a filmes de FC desde os 5 anos, pelo menos (obrigada, avó e pai, onde quer que estejam!), e antes dos 10 já tinha assistido a Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Blade Runner, No mundo de 2020 (e finalmente chegamos a ele, o ano atual é só um tiquinho melhor do que o que foi mostrado no filme!), 2001 - Uma odisseia no espaço, só me tornei leitora de FC há pouco mais de 10 anos. Os meus "salvadores"? Autores nacionais, desconhecidos, produzindo antologias sobre o tema. Até que em 2009 participei de uma, olha que afronta! 

E aí fui ler tudo o que eu não tinha lido, descobrindo os romances e contos que deram origem a filmes que tanto eu curtia: finalmente me peguei lendo Dick, Asimov, Clarke, Le Guin, Atwood, Bradbury... E realmente, essa minha lista ainda está muito internacional... Há escritores nacionais bons de ficção científica? Sim, com certeza. Li poucos, mas gostei muito de tudo o que li: Bráulio Tavares, Ricardo Labuto Gondim, Tibor Moricz, Luiz Bras, várias histórias de Cristina Lasaitis, recentemente descobri a Lu Ain-Zaila, uma linda que colocou toda a força do seu ativismo e de resgate de sua cultura em Sankofia (obra  de afrofuturismo, se você ainda não leu nada sobre, precisa ler!).

Editais para antologias são sempre uma incógnita. Sim, já teve gente que não leu direito o edital, não vendo que ainda não era hora de enviar seus textos e já fizeram isso faz tempo. Teve gente que enviou um currículo reluzente, mas de que adianta, se não é o currículo da pessoa que eu vou publicar? Só lamento. Contudo, espero que volte, com um pouquinho mais de humildade.

E confessando, fazia uns bons anos (dois, ou três) que estava sem ler algo do gênero, a não ser alguns contos que me caíam na mão. Esse ano consegui voltar a lê-los. E não cairei mais em falta, fiquem cientes disso. E que cada vez mais surjam autores dispostos a escrever FC de uma forma como o gênero merece.

E, claro, esse tema pede outro texto, em outro dia que eu não me sinta tão moída quanto hoje. Quando formos anunciar os selecionados para a antologia de FC voltaremos a esse assunto. Ou até antes, quem sabe? O tempo é realmente muito relativo!


Comentários

  1. Oi, Bia, eu não sou uma escrotira de EC, talvez justamente por não ser muito leitora deste gênero tb. Arrisquei-me no EC com o conto "Show Time" que, para minha surpresa, pegou o tereciro lugar... mas nunca mais escrecvi. Quem sabe eu me arrisque mais por estas bandas. Bom texto.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia!
    Sou apaixonada por FC, queria muito poder participar dessa antologia, mas tempo, tempo...cadê?🥴
    Gostei muito de ver sobre sua trajetória com a FC, espero que venham antigos e novos autores, com obras maravilhosas pra gente se emocionar, viajar, viver.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Bia, você tem uma rica experiência de FC. Admiro muito o gênero, livros e filmes. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, muito bom seu artigo! Eu não conheço quase nada de FC, não curto muito os filmes do gênero e acho que nunca li um livro todo sobre isso, mas gosto dos contos, acho que só não sou muito familiarizada mesmo... Vou procurar ler e escrever mais sobre o assunto. Um beijo 💋

    ResponderExcluir

Postar um comentário