Repostado: Edital para a antologia "Outros Brasis da Ficção Científica", organização de Davenir Viganon

  



EDITAL

 CONVOCAÇÃO PARA ANTOLOGIA

 “Outros Brasis da Ficção Científica”

 Editora Caligo

 ANO 2020

 Organizador: Davenir Viganon

 

 1.      OBJETIVOS


1.1 – Estimular a escrita, apoiando a publicação de trabalhos nacionais inéditos, no gênero de ficção científica, compreendendo-o como um importante gênero literário.


1.2 – Selecionar contos, escritos por autores e autoras, para compor a Antologia “Outros Brasis da Ficção Científica”, a ser publicada em edição física e em e-book.


2.      PROCESSO DE INSCRIÇÃO


2.1 – Podem se inscrever autores e autoras brasileiros.


2.1.1 – Apenas serão aceitos trabalhos inéditos, isso é, ainda não publicados. Caso o texto esteja publicado em meio eletrônico (sites, blogs, fóruns, ou quaisquer outros), o autor deverá retirá-lo imediatamente.


2.1.2 – Apenas serão aceitos trabalhos de inteira autoria da pessoa inscrita. Traduções, adaptações ou fan fictions não serão aceitos.


2.1.3 – Cada autor/autora poderá se inscrever com o número máximo de 2 (dois) trabalhos. No entanto, só será escolhido um trabalho por autor selecionado.


2.1.4 – Serão aceitos apenas trabalhos no estilo literário CONTO.


2.1.5 – Apenas serão analisados os contos que se adequarem à temática proposta neste edital.


2.1.6 – Menores de 18 anos que queiram se inscrever devem apresentar autorização dos pais no momento de assinatura do contrato, caso a obra seja selecionada.


2.2 – Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail da editora para realização da triagem inicial.


2.2.1 – O e-mail para envio é editoracaligo@gmail.com.


2.2.2 – Colocar no assunto da mensagem o título da antologia: “Outros Brasis da Ficção Científica”. Se o autor/a autora for enviar 02 (dois) textos, deverá colocá-los  em mensagens separadas. O prazo para envio começa no dia 1°/10/2020 e termina no dia 1°/12/2020. Não serão aceitos quaisquer trabalhos enviados fora deste prazo.


2.2.3 – Os contos deverão ter entre 10.000 e 16.000 caracteres, incluindo-se os espaços. Os textos que estiverem fora do limite, porém, não serão automaticamente descartados, desde que apresentem qualidade literária e se enquadrem na temática proposta da antologia. Os contos que forem escritos fora do limite estipulado, porém, serão analisados somente se o número de selecionados ainda for insuficiente para compor a antologia.


2.2.4 -  O nome do arquivo deve ser composto pelo título do conto e o pseudônimo do autor. O título e o pseudônimo devem ser escritos também no corpo do e-mail.


2.3 – Para estarem inscritos, o arquivo do conto deve conter a seguinte formatação:


a) Estar em arquivo formato .DOCX ou compatível;

b) Ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12;

c) Utilizar espaçamento de 1,5;

d) O layout da página ser no tamanho A4, todas as margens com 3 cm;

e) Na página inicial, escrever o título do conto e o pseudônimo;

f) Não devem ser utilizadas ilustrações, nem mesmo com a justificativa de complementação do texto;

g) O nome verdadeiro do autor/da autora NÃO deve constar, em momento algum, do arquivo do conto, sob pena de ser desconsiderado, SEM AVISO PRÉVIO.



3.      PROCESSO DE SELEÇÃO


3.1 – Não caberão recursos de qualquer tipo com relação à decisão da editora quanto aos contos aprovados.


3.2 – Serão selecionados até 10 (dez) contos para participarem da antologia, juntamente com os trabalhos de autores convidados.


3.3 – Os selecionados serão informados via e-mail até a data limite de 15/01/2021. Até essa data limite o resultado será também divulgado nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no site da Editora, http://caligopublica.com, em post específico. 


3.4 – Após o recebimento do e-mail de confirmação, os autores/as autoras selecionados/selecionadas receberão seus textos com comentários da equipe organizadora da antologia. Ao receberem o email de confirmação, autores e autoras comprometem-se a ler os mencionados comentários e levá-los em consideração. Fica a cargo de autores e autoras selecionados se as modificações serão feitas ou não.


  3.4.1 – Haverá prazos para reconstrução e reenvio do texto, não sendo prorrogável e autores e autoras que não enviarem seu texto até a data acordada, implicitamente, abrem mão de seu direito de serem publicados, podendo a equipe organizadora da Caligo selecionar outro conto para sua substituição, caso seja necessário.


4.      TEMA


4.1 – O enredo deve então ser de qualquer vertente da ficção científica (hard, soft, space opera, cyberpunk, entre outros).


4.2 – O conto deve ter algum elemento que remeta ao Brasil (lugar onde se passa a ação, personagem brasileiro etc.). Ou seja, de alguma forma, o Brasil deve estar presente no enredo.

 

5.      PUBLICAÇÃO


5.1 – A obra tem previsão de publicação até o mês de abril de 2021. Até lá a editora se responsabilizará pela revisão de todos os contos após as adequações realizadas pelos autores e autoras selecionados, por toda a parte gráfica (capa e diagramação), registro de ISBN e pelos custos de impressão e distribuição. 


5.2 – A título de direitos autorais, cada autor/autora participante receberá 01 (um) exemplar a cada impressão de 100 exemplares, considerando-se que o valor desse exemplar será superior aos 10% do preço de capa, divididos pelo número de participantes. Os autores e autoras participantes da antologia também terão descontos, caso queiram adquirir mais exemplares da obra, ou qualquer outro título do disponível no catálogo da editora, em estoque.


5.3 – Desde agora fica compreendido que os autores e autoras participantes não terão custo algum proveniente de sua participação na antologia.


5.4 – O conto selecionado deverá ser exclusivo das edições da Caligo Editora por um período de 12 meses, a partir da data do lançamento da obra. Após esse período, os autores e autoras participantes poderão publicar em quaisquer outros meios, físicos ou eletrônicos, mesmo que após 12 meses do lançamento a editora faça reimpressões da antologia.


6.      CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao submeter seu trabalho por e-mail, tenha o cuidado de manter seu endereço eletrônico ativo.



Acesso ao edital em PDF (Edital com alterações, repostado em 04/11/2020, às 23:54, horário de Mato Grosso do Sul - constava o endereço antigo do site da editora).











Comentários

  1. Parabens pela inciativa. precizamos de apoio.]

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,bela iniciativa.Muito interessante.Abraçosdo Movimento Cultural de Corumbá ms Passa na Praça que a Arte te Abraça.

    ResponderExcluir
  3. O tema é bastante forte! Continuem a valorizar novos talentos.

    ResponderExcluir
  4. Por favor confirmem o site da editora. O que está no edital me parece outro.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, o site da editora é esse onde estamos. Alteramos o edital, que estava com o antigo, que não usamos há pelo menos 6 anos. Agradecemos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário